Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Selecção r e k

Selecção r e k

Portugueses criam detergente ecológico a partir de resíduos

Investigadores portugueses chegaram a uma solução para produzir detergentes amigos do ambiente e menos tóxicos que os derivados do petróleo, a partir de materiais como lenhocelulose e açúcares encontrados no lixo, uma descoberta já patenteada.

As conclusões obtidas "têm essencialmente duas vantagens, uma é a produção destes detergentes a partir de matéria-prima renovável, como resíduos ou lixo, e por outro lado, estas moléculas, sendo produzidas biologicamente, também são menos tóxicas e biodegradáveis", resumiu.
A investigação teve o contributo do programa MIT Portugal, com a participação do doutorado Nuno Faria, de Frederico Ferreira, do Instituto Superior Técnico (IST), e teve financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

 

 

EGF é responsável pela recolha e transporte de resíduos (LUSA)

Tabela periódica tem quatro novos elementos

A sétima linha da tabela periódica que agrupa os elementos químicos em função da sua composição e propriedades está preenchida. A descoberta de quatro novos elementos por cientistas na Rússia, EUA e Japão foi oficialmente confirmada.

Os nomes dos novos elementos, todos eles descobertos no âmbito de experiências científicas, poderão ser inspirados em seres mitológicos, minerais, locais, países ou em nomes de cientistas. In Expresso

 

Tentilhões de Darwin enfrentam risco de extinção

Os tentilhões das Galápagos, exemplo clássico de evolução e adaptação, enfrentam agora risco de extinção. Segundo um estudo publicado esta sexta-feira, uma mosca ameaça a sobrevivência dos tentilhões, ao atacar os pássaros mais novos.

A ameaça já era conhecida, mas os autores do estudo desenvolveram um modelo matemático que diz que os tentilhões (Geospiza fortis) das Ilhas Galápagos podem desaparecer em 50 anos, no pior cenário. A boa notícia é que uma intervenção humana pode ajudar a evitar esse risco, acrescentam. in DN

 

Respirar com qualidade na China? A solução é comprar ar puro engarrafado

Ainda tendo em conta aquilo que escrevi ontem, aqui está mais uma ideia engenhosa e uma oportunidade de negocio, mas infelizmente salta à vista o quanto é afectada a qualidade de vida deste povo.

Cada garrafa pode custar entre 17 e 54 euros. A empresa, fundada em 2014 por Moses Lam e Troy Paquette, assegura que “os sentidos reconhecem a diferença entre um ar pobre e a qualidade de respirar ar puro” e que, com a Vitality Air, “qualquer pessoa pode desfrutar com elevada qualidade” dessa experiência. “Lembram-se do dia em que as pessoas se riram da água engarrafada?”, pergunta.

A Vitality Air vende garrafas de ar puro e de oxigénio na América do Norte, Índia e Médio Oriente, tendo iniciado o negócio no mercado chinês há cerca de dois meses. No entanto, a empresa canadiana não é a primeira a vender ar puro na China, já que outras empresas tentaram criar alternativas para fazer frente à crise ambiental. 

in Expresso.

China cria canhões para combater a poluição do ar

Mais uma vez somos surpreendidos pela arte e o engenho chinês, foram criados canhões para o combate à poluição do ar. Estes canhões já existiam nas actividades mineiras, e eram usados como forma de reduzir o cancro dos pulmões, causado pelas partículas que estão presentes no ar. Pois a função destes mesmo canhões, é de libertar um liquido que ao agregar-se as partículas presentes no ar, faz com estas baixem devido ao seu peso.

Parece-me uma medida desesperada do governo chinês, para combater o grave problema que existe nas grandes metrópoles chinesas, mas infelizmente duvido, que seja uma solução. O combate à poluição deve ser feito na origem do problema e não numa consequencia.

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Calendário

Junho 2016

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930